Poça Consulting | Saiba tudo sobre os Inventários
16926
post-template-default,single,single-post,postid-16926,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-12.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2,vc_responsive

Saiba tudo sobre os Inventários

Saiba tudo sobre os Inventários

Durante o mês de Janeiro as empresas vão ter de disponibilizar o seu inventário.

As empresas com volume de faturação igual ou inferior a 100 mil euros, do ano anterior, estão dispensadas de efetuar a comunicação dos inventários.

Devem proceder à comunicação as pessoas, singulares ou coletivas, que tenham sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português, que disponham de contabilidade organizada e que estejam obrigadas à elaboração de inventário.

Não devem constar dos ficheiros comunicados à AT, os artigos que na data do inventário não existam em stock (esgotados, por exemplo).

Os elementos obrigatórios na comunicação são:

• número de identificação fiscal;

• período de tributação do inventário;

• data de referência do inventário (deve corresponder ao fim do período de tributação);

• ficheiro com tabela de inventário com identificação de cada produto segundo a estrutura de informação da AT ou declaração da não existência de inventário (se for o caso).

O sistema de inventário permanente consiste na identificação dos bens quanto à sua natureza, quantidade e custos unitários e globais, para permitir a verificação, a todo o momento, da correspondência entre as contagens físicas e os respetivos registos contabilísticos.

Esta medida tem como objetivo combater a evasão fiscal e a fraude, controlando a emissão e a comunicação de faturas e guias de transporte, definidas pelo Estado.

Para mais informações consulte o nosso departamento de contabilidade.